sexta-feira, 17 de julho de 2009

Evo TT Cup III - ETAPA 4 - WARM UP


Olá pilotos! Apresentamos o warm up da terceira etapa contando um pouco mais sobre a história do Isle of Man, ansiosos pelo começo desta etapa, que vem com uma modalidade diferente, que, pelos testes, promete muita emoção, já que pela primeira vez correremos com uma moto anos 80 contra um foguete das pistas...mas essa história fica para o sábado, começo da etapa. no Warm Up , como de costume apresentaremos a moto e pista da etapa. Por agora, ficamos com a história do TT:


Em 1911, o circuito adotado foi o da Montanha com seus 60 Kms. Nesse ano houve a primeira vitória de uma moto não inglesa. Foi vencida por uma Indian americana, que aliás também fez os 2º e 3º lugares. Essa moto era muito moderna e evoluída , e tinha um câmbio de 2 marchas, o que lhe dava enorme vantagem nas subidas longas do percurso da Montanha.
O circuito da montanha tem 256 curvas, e retas de até 6 Km,com muitas pontes, saltos, paredões, subidas e outras armadilhas... As categorias seriam : Light 250 cc, Júnior 350 cc e Sênior 500 cc. A esta altura, o evento já era tradicional e tinha um forte apelo turístico e econômico para a ilha. As fabricas, sentindo sua importância, começaram a investir pesado na competição. BMW, Norton, Triumph, Moto Guzzi, Gilera, ... todos queriam vencer !
Veio então a 2ª Guerra Mundial. O TT da Isle of Man parou !
Em 1947, recomeçam as provas. Foi vencida por uma Norton 500, pilotada por Harold Daniell , com média de 133,2 Km/h. Essa vitória da Norton 500, deu origem à série especial , a Norton Manx , como são chamados quem nasce na ilha.




Na década de 50 , mais mudanças em catergorias, motos, cilindradas, etc. Em 1957 na prova do Jubileu 50 anos, o vencedor foi Bob Mclntyre, com uma Gilera 500 de 4 cilindros, percorrendo os 483 Km com média , pela primeira vez em sua história, acima das 100 MP/H (exatos 162,7 Km/h) na volta mais rápida.



A partir daí, a competição passou por um período de baixa, com algumas fábricas como Gilera , Guzzi e outras saindo da competição, um público pequeno e provas monótonas ... o brilho do Tourist Trophy ficava esmaecido. Nos anos 60, os japoneses começam a participar com apoio oficial das fábricas. Foi a volta do glamour da Ilha de Man. Em 1967, a primeira vitória de uma japonesa, uma Honda 500, pilotada por ninguém menos do que Mike "The Byke" Hailwood, com um recorde de média, de 108,77 mph ou seja 175 Km/h! Esse recorde permaneceu por 9 anos, só caindo em 1976, na prova vencida por Mick Grant, pilotando uma Kawasaki, com média de 176, 59 Km/h (109,82 mph).



A esta altura, o evento era um verdadeiro acontecimento mundial, sendo chamada de Daytona européia. A primeira semana de junho transformava a ilha na "Meca do Motociclismo" e era invadida por milhares de turistas. Já havia prova de antigas, categorias desde 50 cc, até protótipos malucos , como uma Suzuki de 12 marchas , e também o chamado Mad Sunday, onde a pista era liberada para os loucos (público), que literalmente se destruiam pelo circuito...
Em 1977 Phill Read faz seu retorno às pistas e vence a categoria Fórmula 1 de Man.




Em 1978, na categoria principal, a superbike, uma Kawasaki 750, pilotada por Mick Grant é a grande estrela: Foi a primeira vez que o tempo por volta baixou dos 20 minutos. Na classe Fórmula 1, a vitória é de Mike Hailwood com uma Ducati Desmo 750.



Em 1979, Mike, The Byke dá o troco em Mick Grant, e baixa o tempo para 19 min e 45 s, com uma Suzuki 500 , com média de 183,69 Km / h , na categoria superbike.


WARM UP!

ESTÁ É A DICA DO QUE ESTÁ POR VIR:



Como não vale pontuação, podem ir para a pista com qualquer um dos uniformes. Quem quiser e puder participar poderá correr no TT mode, practice, acertar a moto ao gosto do piloto e enviar seu ghost save até o DOMINGO, dia 19/07/2009, até as 20:00, horário do Brasil. O endereço para envio dos tempos e ghost saves é gtspace@live.com . LEMBREM-SE: QUEM ACERTAR A MOTO JÁ SAI NA FRENTE PARA A CORRIDA, TERÁ UMA VANTAGEM CONSIDERÁVEL, ENTÃO VAMOS PARTICIPAR!!!

Boas voltas a todos!

Nenhum comentário: