quarta-feira, 1 de julho de 2009

Evo TT Cup III The Isle of Man - warm up etapa 2


Olá Pilotos, aqui estamos novamente começando os trabalhos para a 2ª etapa! Neste warm up Contaremos o começo da Historia do The Isle of man e anunciaremos moto e pista da 2ª etapa, que promete ter diferenças menores de tempo entre os pilotos, aumentando a disputa. Vamos ao "momento cultural" da etapa:

Em 1906, num jantar comemorativo no clube inglês, Auto Cycle Union, surgiu a idéia de uma prova motociclistica longa e em estradas. Como era proibido na Inglaterra, a corrida seria realizada numa ilha do mar da Irlanda, onde havia travessia por ferry-boat. Essa era a Isle of Man.


Ilha de Man, Irlanda


A idéia recebeu todo apoio do governo independente da ilha, que já tinha uma prova de automobilismo internacional.
O circuito "oficial" da prova é chamado de Montanha , com 60,739 Km de extensão. Para as motos da época, foi criado um circuito menor, chamado de St. John, com apenas 25 km. Para a primeira corrida, o regulamento era o seguinte: Moto de turismo, com dois freios, silenciador, jogo de ferramentas e um banco solo. Foram criadas 2 categorias : motos de um cilindro com consumo de 33 Km/L e de dois cilindros com consumo mínimo de 25 Km/L. No resto valia tudo, desde peso, cilindrada, etc.

Em 28 de maio de 1907 acontece o primeiro Tourist Trophy. A prova teve 10 voltas, num total de 250 km, e foi vencida, na categoria monocilíndrica, por Charles Collier, com uma Matchless (ele era o dono da fabrica) abrindo uma vantagem de mais de 10 minutos sobre o 2º e 3º colocados, que correram de Triumph.


Charles Collier (na frente) e Harry Collier e suas AJS - Matchless

A categoria bicilindrica foi vencida por Rem Fowler, com uma Norton equipada com motor Peugeout, que mesmo com mutios tombos, pneu furado, e outras peripécias, chegou com 30 minutos de vantagem. Sua média foi de 69 Km / h !
A corrida era contra o relógio, ou seja vencia quem fizesse o percurso de 10 voltas em menos tempo. A prova era do piloto e sua moto contra a estrada ! A largada era aos pares. Não existia estratégia de corrida e retardatários. Os adversários de cada um eram os buracos, muros, e as estradas estreitas e poeirentas.Isso sem contar com o clima da ilha, que era úmido e frio. No meio da prova o piloto poderia topar com um repentino e denso nevoeiro, uma chuva fina e fria e logo após encontrar sol novamente.


Largada aos pares



Já em 1909, a corrida teve uma média de 79 Km /h vencida por Harry Collier (irmão de Charles) , com uma Matchless . Já não havia mais as categorias separadas.


Lister Cooper com sua Triumph 3,5 hp em 1908





WARM UP!
Agora quem quiser se "aquecer para a etapa" vai saber onde será e a moto da etapa. Como disse no início, a pista favorecerá diferenças menores de tempo, pois será uma pista mais extensa, com oma moto parecida com a da etapa anterior. Vejamos então:




LEMBRANDO QUE A PARTICIPAÇÃO NO WARM UP É LIVRE E NÃO VALE PONTUAÇÃO PARA A ETAPA. Como não vale pontuação, podem ir para a pista com qualquer um dos uniformes. Quem quiser e puder participar poderá correr em arcade, time trial e enviar seu ghost save até o DOMINGO, dia 21/06/2009, até as 20:00, horário do Brasil. O endereço para envio dos tempos e ghost saves é gtspace@live.com .


Muito obrigado a todos e boas voltas!




RESULTADO FINAL - NTSC
FINAL RESULT - NTSC


VÍDEO DO VENCEDOR

WINNER VIDEO



RESULTADO FINAL - PAL
FINAL RESULT - PAL


VÍDEO DO VENCEDOR
WINNER VIDEO


Nenhum comentário: